quinta-feira, 10 de março de 2011

APRENDENDO A LOUVAR

Estava dando uma lida num artigo sobre louvor muito interessante e decidi compartilhar algumas partes em minha postagem. Esse artigo fala sobre o sentido do louvor e começa com uma frase bastante marcante:
"Muitos não compreendem o que é louvar a Deus. A compreensão de como louvar a Deus nos permite apreciar Seu poder, sabedoria, e Seu maravilhoso amor por nós."

É possível nos encontramos em momentos de oração em grupo, onde nos dispomos à agradecer à Deus pelas bençãos, e ainda assim, não sentirmos ou transmitirmos o real sentido do louvor e adoração, talvez pela frequência com que o fazemos sem estarmos certos de como louvor e adorar ao Pai, por consideramos importante simplesmente colocar os nossos hábitos em dia.
Então, o que é louvor? O dicionário Webster define louvor como “uma expressão de aprovação ou admiração”. Uma definição secundária é “a exaltação de uma divindade, governante ou herói.” Então, por que isso é tão difícil? Porque há fatores que tornam difícil o louvor?
  1. é que simplesmente não estamos acostumados a louvar.;
  2. é o fato de que o louvor exige que coloquemos de lado o “eu” e pensemos primeiro em Deus. Não podemos estar pensando no “eu” e louvar a Deus ao mesmo tempo;
  3. para podermos louvar, precisamos alterar nosso ritmo de vida. Precisamos tomar tempo para nos concentrarmos em Deus e em Seus atributos.
Colocando de forma simples, o louvor não vem naturalmente para a maioria de nós. Temos que aprender a louvar.

Louvar a Deus tem o poder de mudar as nossas vidas. O louvor tira a mente do “eu” e nos ajuda a identificar Deus e Sua realidade. Transforma a perspectiva a partir da qual abordamos a vida e nos coloca no contexto de quem Deus é. O louvor nos ajuda a reconhecer a Deus e Sua capacidade de causar impacto em nossas vidas. Nos lembra de que Ele nos ama e está profundamente envolvido nos detalhes de nosso viver diário.

O louvor exige a entrega do “eu” descrita pelo apóstolo Paulo, como um “sacrifício vivo”, um “culto racional” (Romanos 12:1). Algo que precisa de esforços.

Devemos louvar à DEUS...
...Louvar a Deus por que Ele é;
...Louvar a Deus por Seu caráter. Cada aspecto do caráter de Deus é digno de louvor.
...Louvar a Deus pelo que Ele faz. Isto inclui o que Ele tem feito no passado, o que Ele está fazendo agora e o que Ele prometeu fazer no futuro.

Não existe uma única maneira “correta” de louvar a Deus. Isto pode ser feito individualmente ou em grupo. E há diversas maneiras que devemos tentar e descobrir serem significativas para viver, transmitir e ensinar.

Façamos do Louvor um hábito, pois só assim o cristianismo fará sentido e seremos muito mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário